REDES SOCIAIS

CONTATO

Copyright © Residencial Ana Paula 2019

PRAIAS

CANASVIEIRAS

Canasvieiras é um bairro e uma praia localizados no norte da Ilha de Santa Catarina, no município brasileiro de Florianópolis, entre as praias de Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus. É sede do distrito de mesmo nome. Possui auto-sustentabilidade, com um comércio bastante diversificado. O acesso ao bairro é dado principalmente por meio da SC-401. Nosso Residencial, Ana Paula, fica a 300 metros da praia.

Durante o verão, Canasvieiras se transforma em um dos destinos mais movimentados da ilha. A praia é uma das mais visitadas pelos turistas argentinos e uruguaios, devido ao mar tranquilo e à vida noturna. O mar de Canasvieiras é calmo e quente, apropriado para famílias com crianças. Ao largo da praia, não muito distante, há uma ilha particular, a Ilha do Francês, à qual é possível ir de caiaque ou em lanchas alugadas. Por ser o balneário preferido pelos turistas argentinos em Florianópolis, muitos dos estabelecimentos comerciais contam com atendentes bilíngues.

CACHOEIRA DO BOM JESÚS

A Praia Cachoeira do Bom Jesus é destino certo de muitos moradores de Florianópolis e turistas durante o verão. Vizinha de Canasvieiras e de Ponta Das Canas a praia oferece um belo visual aliado a uma ampla rede de serviços de turismo e lazer. Hospedagem, restaurantes e comércio em geral garantem a comodidade de quem mora ou visita a região, fazendo com que não seja necessário se deslocar para outros lugares para encontrar o que se procura. 
As águas são calmas e a areia é boa para caminhadas e para a prática de esportes. Estas características fazem da Praia Cachoeira do Bom Jesus um ambiente agradável para se divertir em família, com crianças e idosos. 

 

PRAIA BRAVA

Voltada para o oceano aberto, com ondas fortes, a praia Brava foge ao padrão calmo das praias do Norte da Ilha. No entanto, essas mesmas características atraem surfistas profissionais e amadores de todo o país e faz da praia um dos pontos mais badalados da Ilha. 
Localizada a 38 quilômetros do centro da cidade, conta com pouco mais de 1,5 quilômetros de extensão. A faixa de areia clara e fina pode chegar a 150 metros de largura, atraindo muitos banhistas. Praia de águas límpidas, com muita salinidade, e de temperatura agradável. Sua areia é finíssima e macia, oferecendo encantador visual. Possui quebra ondas, com poços profundos, e depois o fundo do mar segue com suave declive. É piscosa e possui excelente infra-estrutura.Protegida por morros, para chegar à Brava é necessário passar por um mirante, tendo uma panorâmica paradisíaca da praia. Atualmente, o local conta com ótimas opções de hospedagem, restaurantes e bares que funcionam na alta temporada.

A Residencial Ana Paula fica a 5,4 km da Praia Brava.

DANIELA

A Praia da Daniela surpreende com suas águas calmas e suas areias finas. Seu mar é calmo com ondas leves e águas de temperatura agradáveis. 
Caminhando em direção ao lado esquerdo da praia encontramos o manguezal e uma paisagem exótica, ideal para fotografias deslumbrantes! A praia situa-se dentro da Reserva Ecológica dos Carijós e é em si um pontal de transição entre o mangue e o mar. 
A Praia da Daniela possui aproximadamente três quilômetros de extensão e uma vasta faixa de areia, ideal para piqueniques, brincar com as crianças, passear com a pessoa amada ou apenas curtir um belo banho de sol!

PRAIA DOS INGLESES

No verão, é o segundo balneário em concentração de turistas argentinos, perdendo apenas para Canasvieiras. No inverno, a pesca da tainha, as festas religiosas e as apresentações folclóricas são demonstrações da cultura manezinha. A praia é sem dúvida a principal atração turística do lugar. A extensão da praia é de aproximadamente 5 Km e sua faixa de areia é do tipo estreita. Seu mar de águas azuis e com ondulação média é perfeito para banhos e bons mergulhos, pois no verão sua temperatura morna é muito agradável. Nos dias mais agitados, as ondas não chegam a ser grandes, mas apresentam uma boa formação e os surfistas aproveitam. Nos meses mais frios, cardumes de peixes que sobem o litoral procurando águas mais quentes que as do Rio Grande do Sul para desovar fazem da pesca a principal atividade dos moradores de Ingleses.

A Residencial Ana Paula fica a 6,5 km da Praia Dos Ingleses.

 

 
JURERÉ

Jurerê é uma praia situada no norte da Ilha de Santa Catarina, no bairro nobre do mesmo nome, entre as praias de Canasvieiras e do Forte, Florianópolis. A praia de Jurerê é um balneário bastante urbanizado, que atrai turistas de todo o Brasil e de outros países, principalmente da Argentina. Também conhecida como “o Jurerê velho”, é dos mais antigos balneários da ilha, e era um reduto de pescadores e agricultores locais. É uma região belíssima, praias de águas cristalinas, esverdeadas, mar calmo e quente, praticamente sem ondas, muito procurada por famílias com crianças e para quem gosta de esportes náuticos como lanchas, velejar e jet-ski. Possui excelente infra-estrutura com shopping, mercados, restaurantes, pousadas e hotéis.

JURERÉ INTERNACIONAL

Uma praia de águas verdes e calmas, um lugar maravilhoso para morar, veranear ou meramente desfrutar. Onde os estilos são muitos e a convivência é harmônica. Mas Jurerê Internacional é mais do que paz e tranqüilidade, aqui existe uma excelente infra-estrutura esportiva, shows e eventos culturais, ótimos bares e restaurantes à beira mar, cafés, supermercado, lojas, farmácias, escola e um shopping a céu aberto, com ótimas opções de compras, alimentação e lazer.

A Residencial Ana Paula fica a 4,3 km do Jureré Open Shopping.

LAGOINHA

A praia tem areia fina, é de ondas calmas e fundo que se aprofunda suavemente, facilitando a entrada e saída de embarcações, como também para rede de arrasto para a pesca da tainha. São menos de 800 metros de praia. 
Tem início na costa esquerda da Ponta do Rapa e se estende até a ponta da Lagoinha, com um traçado em semicírculo, tendo à sua direita o sangradouro ou deságüe da pequena lagoa. No contorno da Lagoinha, vêem-se alguns morros, com espessa vegetação entre a qual surgem construções residenciais e de veraneio temporário. 
A
Residencial Ana Paula fica a 5,7 km da Praia Lagoinha.

 

PRAIA DO FORTE

A Praia do Forte é uma ótima praia de águas quentes, e boa faixa de areia, ideal para levar a família para banhos, passar o dia, visitar a Fortaleza São José da Ponta Grossa ou mesmo passear em direção à praia da Daniela. Suas águas calmas são realmente boas para um relaxante banho. Enquanto as crianças brincam na beira da praia, tome um drink na sombra de uma choupana. Na beira da praia há bares e restaurantes especializados em frutos do mar, sendo uma boa opção para quem gosta de saborear alguns petiscos e passar um dia agradável com a família. A extensa faixa de areia também dá espaço para praticar esportes ao ar livre, como futebol e vôlei de areia. Um ótimo passeio é visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Construído na metade do século XVIII, o forte funcionava como um dos vértices do sistema triangular de defesa da Barra Norte da Ilha de Santa Catarina. A fortaleza foi desativada em 1935 e três anos depois foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A Fortaleza está estrategicamente situada no alto de um morro, emoldurada pela beleza dos costões e areia branca da praia do Forte.

 

 
PONTA DAS CANAS

Com 1,9 quilômetro de areia clara e fina, Ponta das Canas caracteriza-se como uma praia de águas calmas e mansas. Localizada a 34 quilômetros do centro, possui uma ativa colônia de pescadores, com restaurantes à beira do mar. Ponta das Canas atrai muitos turistas argentinos durante o verão. Situada no norte da Ilha,é uma praias de águas quentes, esverdeadas, com poucas ondulações, perfeitas para banho e principalmente para famílias com crianças. Montanhas cobertas pela Mata Atlântica aos fundos e em frente um pôr do sol inesquecível. Muito apreciadas por turistas argentinos e uruguaios e também pelas pessoas que gostam de esportes náuticos e pesca.

A Residencial Ana Paula fica a 4,5 km da Praia Ponta das Canas.

 
SANTINHO

A Praia do Santinho é procurada principalmente por turistas que gostam da natureza e tranqüilidade do lugar. Distante 40 quilômetros do centro de Florianópolis, a grande atração da praia são as inscrições rupestres feitas pelos povos caçadores, pescadores e coletores da Ilha, há mais de 5 mil anos. 
Com seus dois quilômetros de extensão de mar aberto e agitado, proporciona boas condições para a prática de esportes marítimos, como o surfe. Os surfistas são os maiores freqüentadores e consideram o Santinho a melhor praia do Norte da Ilha de Santa Catarina para praticar o esporte. Ao norte da praia do Santinho, após o costão, encontra-se a praia de Ingleses, e ao sul, a praia de Moçambique.

 
 
SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

A Praia de Santo Antônio de Lisboa é uma praia interna da Baía Norte. Possui mar manso, areia de espessura média e amarelada, com alguns trechos acinzentados pelo deságüe de pequenos riachos e que acompanha a estrada de acesso à sede da Vila. Em seu contorno, existem moradores, a Praça da Vila, arborização, acesso aberto ao público. Contando com uma paisagem atrativa e repousante. Alguns prédios centenários e históricos a rodeiam, alguns restaurados, e outros, em tratamento pela própria comunidade.

 
SAMBAQUI

A Praia de Sambaqui possui águas calmas e claras, ideal para quem deseja encontrar tranqüilidade. Sua paisagem é ainda composta por rochas e natureza que a contornam tornando-a ainda mais bela . Sua extensão é 1.150m e ali é possível fazer uma volta ao passado e admirar as belas construções açorianas, uma mistura equilibrada entre simplicidade e beleza. Além da paisagem típica do século XIX, na Praia de Sambaqui pode-se ainda curtir a vista panorâmica da Baía Norte e do Continente.

 
 
 
CACUPÉ

Cacupé está situada em uma comunidade muito tradicional de Florianópolis, ainda hoje os habitantes daquela região praticam a pesca artesanal e procuram preservar as tradições e belezas do local. Da Praia de Cacupé é possível enxergar a parte continental de Florianópolis. O pôr do sol da Praia de Cacupé é muito famoso. De lá se tem a melhor visão deste fenômeno quem encanta a todos que tem o privilégio de admirá-lo. 
A praia de Cacupé possui águas calmas, mas não é muito indicada para banho, quem curti um passeio no final de tarde com um pôr do sol estarrecedor, vai adorar a Praia. Localizada a 11 km do centro de Florianópolis, Norte da Ilha, próxima ao Bairro Saco Grande, esta praia possui uma boa estrutura de estacionamentos a beira mar e um belo calçadão, o qual possui diversas árvores plantadas ao longo de sua extensão, proporcionando uma sombra agradável para quem deseja sentar nos bancos (foto) e relaxar apreciando a bela praia. A região conta ainda com diversos restaurantes cuja especialidade são frutos do mar.

 
MOLE

A praia Mole é como a Joaquina, uma praia aberta para o Oceano Atlântico, com ondas fortes e longas, águas cristalinas, límpidas e uma faixa de areia fina e encorpada com grãos maiores, o que lhe dá uma mobilidade de piso. Fica a beira da rodovia e totalmente aberta ao público em geral, é contornada por vegetação rasteira com pequenos arbustos. Está livremente aberta ao sol, dando-lhe muita luminosidade. Na atualidade, a Praia Mole, tem utilização exclusiva para o turismo, lazer e esporte, tendo as características de uma praia livre e aberta a público de diversas categorias e gostos. É uma bela praia, com muito sol e muitas ondas. Boas áreas de estacionamento. Possuí hotel e restaurante e integra o território do Distrito da Lagoa da Conceição. Tradicional point da juventude da Ilha, a Praia Mole, que tem este nome devido à areia solta e macia, é freqüentada principalmente por surfistas e praticantes de parapente, que aproveitam a encosta sul como rampa de decolagem.

 
BARRA DA LAGOA

A Praia da Barra é uma das praias mais tradicionais de Floripa. A cordialidade do povo daquela região é famosa e a cada ano encanta mais e mais visitantes. Uma de suas principais atrações é a famosa Festa da Tainha que ocorre em julho. A Praia da Barra tornou-se famosa também em meio a comunidade acadêmica, atraindo pesquisadores para o local após a descoberta de Dólmens, sobreposições de pedras utilizadas antigamente como observatórios astronômicos. Estes Dólmens eram também utilizados para marcar os solstícios de verão e inverno. A Praia da Barra conta com uma variedade de restaurantes, cuja especialidade são frutos do mar, e barezinhos em sua orla para servir os turistas que ali frequentam. A Praia tem recebido a cada ano um número maior de turistas, atraídos pelas belezas naturais e pela cordialidade dos manezinhos, que tratam a todos como velhos conhecidos. O mar possui ondas suaves, que permitem a prática do surfe para iniciantes, por isso é costume encontrar escolinhas de surf no local.

 

GALHETA

A Praia da Galheta é procurada principalmente por quem está em busca de tranquilidade em uma praia. Ao seu redor, ao longo de seus 800 metros de extensão, encontra-se apenas a natureza virgem composta por rochas morros e costões. O único som que se ouve na Praia da Galheta é o som das ondas do mar quebrando na areia da praia e nas rochas dos costões. 
É uma praia de águas fortes com ondas muito procuradas pelos adeptos do surf. Devido a Área de Preservação Permanente, que protege a praia contra a especulação imobiliária, ainda hoje podemos apreciar a beleza virgem do local e portanto, não existe por lá qualquer tipo de infra-estrutura de bares ou restaurantes, traga sempre comida, água e uma sacolinha de lixo, pois a preservação do ambiente é imprescindível e faz parte da conduta moral de qualquer ser humano que tem amor dentro de si. Desde 1986 a Praia da Galheta é a única praia da Floripa que é adepta ao Naturismo, defendido pela Associação dos Amigos da Galheta (AGAL) entidade que luta pela preservação do Parque. O naturismo é opcional, quem curte pode ir nu, mas também pode-se ir vestido ou fazer apenas topless. 

 
JOAQUINA

AS MELHORES ONDAS DE SANTA CATARINA 
A Praia da Joaquina é uma praia oceânica da cidade brasileira de Florianópolis, ao leste da ilha de Santa Catarina, ao sul do Brasil. Pertence ao Distrito da Lagoa da Conceição e dista 15km do Centro da Cidade de Florianópolis na direção nordeste. Possui 3.000 metros de extensão e sua largura varia de 8 a 70 metros. 
A “Joaca” foi ganhando fama a partir da década de 70, quando suas ondas foram descobertas por surfistas do mundo inteiro. Vários campeonatos de surfe foram surgindo, destacando grandes personalidades catarinenses. Frequentada por surfistas, belas garotas, praticantes de vôlei de praia e de um futebolzinho no fim de tarde, é uma das praias que oferece melhor infra-estrutura ao turista, recebendo durante os dias quentes da primavera e verão um grande número de excursões provenientes de todo o Brasil e do exterior. 
andboard nas Dunas da Joaquina 
A praia da Joaquina é também conhecida pelo criativo “surfe sobre as dunas” ou Sandboard, uma variação do surfe tradicional e que acontece sobre as grandes e belas dunas que contornam a praia. Há também um amplo estacionamento pago, sanitários, estacionamento para ônibus de turismo, salva-vidas, posto policial, loja de artesanato, bares, restaurantes e hotéis. A praia é completa e proporciona uma variedade de condições para o visitante. 

 

LAGOINHA DO LESTE

A Lagoinha do Leste é uma das mais exuberantes praias de Floripa! É considerada um paraíso ecológico onde, além de uma praia espetacular, encontram-se também lagoas, costões, cachoeiras e uma trilha encantadora! Praia da Lagoinha do Leste é de uma beleza incomparável, possui um pouco mais de 1 km de extensão e se destaca como uma das mais belas praias não apenas do Brasil, mas também no mundo, turistas de vários países vem para Floripa todos os anos para visitar, entre outras, esta praia paradisíaca. Além de uma vasta faixa de areias claras, o mar também encanta. Esta praia é ideal para quem curte um passeio alternativo onde não há pessoas e muito menos comércio. É imprescindível levar água e alimentos, pois, e uma sacola plástica resistente para o lixo, jamais deixe qualquer tipo de lixo na praia, você deve deixá-la do jeito que a encontrou!

 
ARMAÇÃO

Com ares de pequena aldeia, a praia da Armação, localizada a 25 quilômetros do centro de Florianópolis, é um dos principais núcleos de pesca artesanal da Ilha. A Armação integra, com Campeche e Pântano do Sul, o maior complexo pesqueiro da Ilha de Santa Catarina, sendo assim, uma praia essencialmente de pescadores e que produzem pescado para os mercados, local e os de grandes centro do país. Também se tornou uma praia balneária, a mais concorrida no Sul da Ilha. O fluxo e a freqüência turística na Armação têm crescido rapidamente, pois a praia possui uma boa infra-estrutura para essa finalidade com restaurantes e pousadas. 
Entre seus diversos atrativos, destacamos: os passeios de barco, o mar próprio para banho e surfe, correndo o risco de ser presenteado com a visão de baleias e golfinhos que costumam visitar estas águas, a bela vista do Mosteiro e da Ponta das Campanhas, o Parque da Lagoa do Peri.

 

 
TAPERA

A Praia da Tapera foi local de vivência dos índios Carijó. Tapera é designação de pequena casa de índios. Popularmente, no português, veio a designar casa abandonada, em ruínas, ou simplesmente, local abandonado . Tal leva a crer, que a Praia da Tapera foi desabitada e abandonada por muitos anos, desde o extermínio do Carijó. A Praia da Tapera foi local de vivência dos índios Carijó. Tapera é designação de pequena casa de índios. Popularmente, no português, veio a designar casa abandonada, em ruínas, ou simplesmente, local abandonado . Tal leva a crer, que a Praia da Tapera foi desabitada e abandonada por muitos anos, desde o extermínio do Carijó.

CAIEIRA

Caieira da Barra do Sul é a última comunidade da BaíaSul da Ilha de Santa Catarina. Para ir até à praia de Naufragados, o caminho mais curto se faz pela Caieira. Aproximadamente 35 quilômetros separam a localidade do centro da Capital e para se chegar lá é preciso percorrer a rodovia Baldicero Filomeno, que corta todo o Ribeirão da Ilha, um dos primeiros centros de colonização de Florianópolis. Quase toda a via de acesso está pavimentada, mas ainda existem alguns trechos de terra batida e uma certa nostalgia representada pelas casas em estilo colonial presentes em todo o caminho. A paisagem do lugar é exuberante. De um lado, os morros cobertos de Mata Atlântica que fazem parte do Parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, do outro o mar azul e geralmente calmo. Na linha do horizonte o litoral do município de Palhoça. A Caieira é assim chamada por causa do processo de produção de cal, muito comum em suas praias durante a colonização da Ilha de Santa Catarina.

CAMPECHE

A Praia do Campeche em Florianópolis é um lugar ímpar da Ilha de Santa Catarina. Além do aspecto natural, que a torna uma das praias mais bonitas do país, a praia é destaque também na cultura. As tradições históricas do lugar são mantidas por pescadores ainda nativos. A Praia do Campeche atrai todos os verões grande número de banhistas. Por ser uma praia oceânica, seu mar possui muitas ondas fortes e água gelada, características de outras várias praias oceânicas de Florianópolis.A praia do Campeche, além de sua beleza e ótima localização, oferece aos seus visitantes, bares e restaurantes com música ao vivo à beira da praia, banca de jornal e revistas, farmácia, posto de saúde, locadoras de vídeo, lojas de souvenir e artesanato e restaurantes com pratos típicos da culinária açoriana, ricos em frutos do mar.

 

MATADEIRO

A Praia do Matadeiro é separada da Armação por um rio, que pode ser atravessado a pé, ou pela pequena ponte que foi construída para facilitar o acesso. Depois é só pegar uma trilha curta pelo morro que separa as duas praias. O nome Matadeiro provém da época em que era permitida a caça às baleias na região. A praia é semi-deserta, tem serviços simples de bares e restaurantes e é guarnecida pelo Morro do Matadouro, que tem a forma de um semi-círculo e vegetação exuberante. Uma praia brava, com ondas fortes, muito repuxo, água fria e de muita salinidade. É procurada por surfistas mais experientes. Inacessível para carros, a praia ainda conserva seus morros cobertos pela mata nativa. É um convite para os apreciadores da natureza. 
O caminho rustico e agreste atrai muitos turistas durante o verão, especialmente turistas e surfistas que fogem do agito das praias tradicionais em busca de boas ondas e areia calma. Localização: Localizada a 25km do Centro, mais 1km de trilha, Sul da Ilha. Entre: Praia da Armação e Lagoinha da Leste.

 

MORRO DAS PEDRAS

Ir ao sul da Ilha e não conhecer a Praia do Morro das Pedras é dispensar a oportunidade de apreciar um belo espetáculo da natureza. Toda a beleza do Morro das Pedras se evidencia, ainda mais, numa visita à Casa de Retiro dos padres jesuítas, construída no topo de uma colina com pedras extraídas do próprio local. O visual, inesquecível, demonstra que a praia permanece intacta, sem construções à beira-mar. A praia tem quase 2 km de areias fofas sem quiosques. As boas ondas, que em alguns trechos quebram nas pedras, atraem os surfistas. Nas proximidades ficam a Lagoa do Peri, com pequena praia e trilhas, e o Retiro dos Jesuítas, antiga construção com um mirante de onde se avistam belas paisagens da região. A Praia do Morro das Pedras está entre o Campeche e a Armação. Ali, o vento sul forte não altera as condições de suas ondas, sempre agitadas. Pertence ao Distrito de Campeche, distante 22km do Centro da Cidade de Florianópolis. Possui 2.450 metros de extensão e sua largura varia de 5 a 45 metros. 
A Praia é longa, com ondas fortes, muito repuxo, perigosa para banhos de mar, porém, ideal para a prática do surf e por isso muito procurada pelos jovens e adeptos deste esporte. Na ponta sul da praia, onde se encontra o costão, é o local preferido dos surfistas por causa da boa formação de ondas. O local é normalmente frequentado por profissionais e amadores que procuram por uma praia com boas ondas e condições ideais para um bom surf.

 

NAUFRAGADOS

Naufragados é uma praia localizada no extremo sul de Florianópolis. Uma paisagem deslumbrante recebe quem chega à Naufragados. Esta praia é uma enseada com cerca de 1,5 quilômetros de extensão que possui um mar com um azul surpreendente, que em dias de vento sul fica com as águas agitadas, e em dias de ventos norte e leste as águas tornam-se muito calmas. Ao chegar na praia podemos observar as Ilhas das Três Irmãs e a Ilha dos Moleques do Sul. Na ponta dos Naufragados encontra-se a Ilha de Araçatuba, onde, em 1742, foi construído o Forte de Nossa Senhora da Conceição. Nos feriados e finais de semana é possível retornar da praia através de barco, para quem estiver a fim de um retorno sem esforços, é o ideal.

 

 
RIBEIRÃO DA ILHA

No passado, esta foi a primeira cidade de assentamento na ilha de Santa Catarina no século XVIII. Ribeirão da Ilha, distrito de Florianópolis, fica a cerca de 30 km ao sul da capital. Fundada em 1760, guarda muitos detalhes da arquitetura dos colonos portugueses dos Açores. Antes da colonização, o lugar era habitado pelos índios Carijo. Atrações do Ribeirão da Ilha.
* Igreja de N. S. da Lapa do Ribeirão, século XIX
* Capela do Divino Espírito Santo, séc. XIX
* Alojamentos em estilo colonial Português
* Eco-museu.

PRAIA DA SOLIDÃO

No extremo sul da ilha, você encontrará uma das praias mais exuberantes do Atlântico Sul, incrustada em relevo montanhoso e protegida pela exuberância da vegetação tropical atlântica, em uma área de preservação ambiental. A praia do Solidão combina em seus 850 metros de extensão, os ingredientes naturais para uma temporada inesquecível: praia de areia fina e limpa, cachoeiras com piscinas naturais, caminhos entre a vegetação para caminhar em um ambiente natural e seguro.

 
 
PÂNTANO DO SUL

Pântano do Sul é um distrito e uma praia de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina. A praia é de areia fina, e o bairro é um típico retrato das antigas colônias de pescadores tradicionais de Florianópolis. Há diversos restaurantes especializados em frutos do mar. Considerada uma das mais ricas colônias de pescadores da Ilha, a praia do Pântano do Sul possui uma área com 2,35 quilômetros de extensão, com mar aberto e relativamente agitado. Localizada a 31 quilômetros do centro de Florianópolis, a maioria dos seus freqüentadores são nativos e turistas que procuram um lugar mais tranqüilo para viver. A Costa de Dentro é um desses lugares.